caso não seja imediatamente redirecionado, estou em http://escritacarmim.blogspot.pt/

terça-feira, 5 de junho de 2012

um segredo de verão

desde a adolescência que não me lembro de ter segredos de verão.
nessa altura eu e a minha prima inventávamos nomes falsos para os rapazes que se metiam connosco.
invariavelmente, eu era a patrícia e ela a diana, piroseiras dos anos 80 que achávamos cool.
e houve um verão em que a mentira foi um bocadinho mais longe, em nome da liberdade e do amor.
ela teria uns 16 anos e eu uns 12  e estávamos sózinhas em elvas, sem pais.
fazíamos as refeições em casa da avó céu (mãe das nossas mães) e íamos dormir a casa da avó custódia (mãe do pai dela) (ambas tínhamos os avôs vivos, mas as casas sempre foram das avós).
ora como duas meninas de bem e da cidade, tínhamos de andar guardadas.
todas as tardinhas, depois do jantar, era suposto o tio domingos escoltar-nos até ao local da dormida.
mas nós ainda queríamos dar uma volta, catrapiscar uns moços (a avó céu obrigava-nos a jantar às 7h para não irmos 'de noite') e estávamos fartas do cicerone.
um dia combinamos dizer ao tio domingos e à avó céu que o avô da minha prima (como se chamava o senhor??) nos ía buscar a meio caminho, para o tio não se cansar tanto.
e em casa da avó custódia manteve-se a história de que o tio domingos nos escoltava até à porta de casa.
a partir desse dia passamos a ter meio percurso por nossa conta e risco!
isto é, a patrícia e a diana.
até hoje me admira não termos sido apanhadas que a avó céu sempre foi muito ladina e desconfiada.

9 comentários :

  1. :) engraçado!

    Gostei de saber esse teu "segredo"

    ResponderEliminar
  2. É tão gira essa cumplicidade!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Tens um nome lindo, e trocavas por um assim, assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As coisas giras que se inventam na idade do namoriscar. Gostei muito de ler.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  5. Mamã Petra, na altura o meu nome pesava-me ;)

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de saber estes vossos, pequenos segredos!! ;)
    E gosto do nome da tua avó Custódia! É mesmo um nome tipicamente Alentejano!
    Beijinhos Patrícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Custódia não era minha avó, só avó paterna da minha prima.
      Mas queres saber qual era a alcunha bem alentejana que ela tinha?
      Custódia-caga-dinheiro! ah ah ah!
      Nunca ninguém soube ao certo, mas parece que ganharam dinheiro ao jogo e nunca contaram ;) o que é certo é que na velhice eram ricos!

      Eliminar
    2. No meu lado da família, mesmo alentejanos, só tínhamos nomes bonitos ;) Custódia é horrível!! E Patrícia... enfim! ;)

      Eliminar