caso não seja imediatamente redirecionado, estou em http://escritacarmim.blogspot.pt/

domingo, 4 de novembro de 2012

nós e os outros

nós não somos só nós.
somos o somatório duma data de gente que existiu antes de nós.
quando os meus avós morreram eu quis saber quem tinham sido os meus bisavós.
e a minha mãe não sabia quase nada sobre eles, os seus avós.
a vida era diferente e mais dura, menos dada aos afetos e aos registos.
ainda assim, procurei.
tenho certidões de nascimento e certidões de óbito dos meus bisavós.
mas são papéis que não contam histórias e, além dos nomes, não sei nada deles.
gostava muito de ter uma fotografia, uma carta, um vestido, uma madeixa de cabelo.
mas não sei quem sou para além dos meus avós.
sei de quem me vem o cabelo rebelde e os olhos castanhos caídos.
acho eu.
gostava de  saber como eram os meus bisavós, se já tinham olhos verdes como a minha avó, se eram altos como o meu avô, se eram bondosos, se eram felizes.
a avó Céu só se chamava Maria do Céu até se casar.
e uma pessoa não precisa de mais que nome próprio para ser recordada, é verdade.
não procuro um brasão.
a minha mãe só foi registada dez dias depois de nascer e eu nunca sei se o aniversário que festejamos é mesmo a data em que ela nasceu.
eu não sou só eu.
eu sou também a minha mãe e já há coisas que não sei sobre ela.


1 comentário :

  1. Tão lindo este texto. entendo-te tão bem... faço as mesmas questões e penso a mesma coisa muitas vezes ... "nós não somos só nós.
    somos o somatório duma data de gente que existiu antes de nós." - perfeito!

    um bom dia para ti Scarlet ;)

    ResponderEliminar